Quem sou eu

Minha foto
Fábio e Verônica, Verônica e Fábio. Um escritor e uma musicista, pelo menos aspirantes a isso rsrs! Amantes das letras, dos sons e de tudo que é arte! Amigos acima de tudo! Fizemos esse cantinho para dividir nossas idéias e ideais aos olhos da Net!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Colunista - Amanda Elias / Martin Luther King


Martin Luther King Jr. foi um pastor e ativista político americano. Ele nasceu em Atlanta, Georgia no dia 15 de Janeiro de 1929.
Foi um importante líder do ativismo pelos direitos civis, principalmente para os negros e as mulheres nos EUA, e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Até hoje é lembrado por seu discurso mais famoso "I Have A Dream (Eu Tenho Um Sonho)".
King casou com Coretta Scott. Eles tiveram quatro filhos: Yolanda Denise King, Martin Luther King (neto), Dexter Scott King e Bernice Albertine King. Ambos também tornaram-se ativistas de direitos civis, apesar de suas opiniões e crenças diferentes.
Foi preso durante a sua co-liderença ao
boicote aos ônibus de Montgomery. O boicote encerrou-se com a decisão da Suprema Corte em tornar ilegal a separação nos ônibus. Participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul (CLCS). Essa organizava o ativismo em torno dos direitos civis. Ficou à frente da CLCS até sua morte. Seguiu as idéias de desobediência civil não-violenta do líder político Mahatma Gandhi.
Ele organizou e liderou marchas para conseguir vários direitos básicos (grande parte dos direitos foram agregados depois as leis). Então percebeu as que manifestações organizadas e não-violentas contra a segregação, eram atacadas de modo violento pelos racistas e com ampla cobertura da mídia, iriam criar uma opinião pública a favor do cumprimento dos direitos civis. A ação foi fundamental fazendo do debate sobre direitos civis o principal assunto político no país.
Ajudou a organizar a marcha em Washington, que seria um protesto, mas após conversas com o presidente
John F. Kennedy, quase foi uma celebração das conquistas do movimento negro (e do governo), o que irritou bastante ativistas mais radicais.
King, o CLCS e o CNVCE uniram forças no protesto na cidade de Selma. Depois tentaram organizar uma marcha desde Selma até Montgomery. A marcha se completou na terceira tentativa, com a permissão e apoio do presidente
Lyndon Johnson. Mas, passou a duvidar das intenções do país e fez sérias críticas ao papel dos EUA na guerra. Em 1968, organizou junto com CLCS A Campanha dos Pobres, contra a pobreza.
Martin Luther King, morreu em 04 de Abril de 1968, num hotel da cidade de
Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas depois repudiou sua confissão.

escrito por Amanda Teixeira Elias.


Nota: King foi um grande líder, defendeu sua causa até o fim e morreu por ela. E essa causa é nada mais que a paz. O que ele queria era simplesmente que todos tivessem direitos iguais, que fossem julgados por seu carater independentemente de raça, sexo, classe social e religião. King queria um mundo de igualdade, e acima de tudo de repeito e amor ao próximo. Ele morreu por que queria mudar a sociedade ignorante. É sem dúvida um grande exemplo, um verdadeiro e grande heroí.


Agradecimentos a Amanda pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião. (escrito em 10.06.2007)

Nenhum comentário:

Desarranjo Sintético

Desarranjo Sintético
"Era um grande nome — ora que dúvida! Uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou rua... E continuaram a pisar em cima dele." Mario Quintana