Quem sou eu

Minha foto
Fábio e Verônica, Verônica e Fábio. Um escritor e uma musicista, pelo menos aspirantes a isso rsrs! Amantes das letras, dos sons e de tudo que é arte! Amigos acima de tudo! Fizemos esse cantinho para dividir nossas idéias e ideais aos olhos da Net!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Inventividade Científica

Por muitas vezes fico imaginando que antigamente era bem mais fácil ‘inventar’ coisas ‘novas’, uma vez que ‘muitas’ coisas não existiam. Sempre penso que hoje em dia parece existir ‘de tudo’, como se quase tudo ou tudo já tivesse sido inventado. Claro que isso é uma paranóia minha, mas quando penso nisso sinto uma verdadeira impotência nesse sentido ‘inventivo’. Reafirmo minha paranóia, afinal de contas todos os anos são ‘inventadas’ muitas coisas (e muitas inúteis – não existe nada mais divertido do que ler a respeito das ‘engenhocas’ já inventadas e patenteadas pela humanidade), e descobertas muitas outras.

E era nesse ponto mesmo que eu queria chegar. Olhando ao “Fantástico – O Show da Vida – risos” ontem, descobri que cientistas (japoneses entre outros - o que é normal rsrs), estão testando uma máquina de ressonância magnética que transmite para o computador o que você pensa. Sim! Isso mesmo, ela lê seus pensamentos. Os testes por enquanto são simples, eles fazem a pessoa dentro do aparelho olhar para imagens como quadrados, figuras simples, e pedem para pensarem naquilo, e o resultado é passado para o computador. E por incrível que pareça, o computador registrou – meio embaralhado é verdade – com uma precisão que não deixa dúvidas de que ele leu exatamente a mesma figura em que a pessoa estava vendo e pensando. E tem um japonês que está no caminho para inventar uma máquina que leia e registre os nossos sonhos. Coisa que para mim seria interessantíssimo, já que nunca lembro patavinas do que sonho - o que talvez também não seja tão ruim, afinal quando eu lembro são sempre pesadelos horríveis.

Esses e outros avanços tecnológicos e científicos provam ainda uma terceira vez que é paranóia minha pensar que quase tudo já existe, afinal a cada dia se descobre que estamos olhando para coisas novas – nem sempre boas. Os avanços da genética e da biotecnologia, por exemplo, são muitas vezes fantásticas e delirantes, mas em compensação outras vezes são assustadoras: como no caso do cientista que teve a idéia de exterminar a dengue criando mosquitos machos da dengue geneticamente modificados e espalhar as cobaias por aí, para que se reproduzam com as fêmeas e assim essas gerem mosquitos sem asas – eliminando assim as chances de infecção. Não deixa de ser uma solução, mas se eu sou paranóico, esse cientista é meio bizarro.

E para encerrar, uma frase de que eu gosto muito: “Criatividade é Tudo”.




Agradecimento a Fábio Nunes de Moura pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião. (Escrito em 29/03/2010).

10 comentários:

Alma disse...

Olá! estou por aqui para conhecer e agradecer a visita e o comentário: obrigada!
Gostei muito daqui, muito interessante e atual!
Um xero no coração dos quatro!

Cris Medeiros disse...

Realmente é bem isso mesmo... Antigamente as invenções parecem que eram mais "saboreadas". Hoje a gente vê que algo foi inventado, acha super legal, dias depois nem lembramos mais daquilo... E logo vem uma nova invenção, uma novidade interessante e assim a coisa corre...

Máquina pra ver meus sonhos eu não preciso, basta eu fechar o olho que já estou sonhando, dos sonhos mais doidos, aos mais legais, passando pelos pesadelos... rs

Beijocas

Paty disse...

Eu também vi essa reportagem e na verdade fiquei muito assustada. Não sei se ia gostar muito que soubessem do que penso... sabe como é, ou isso daria muita briga ou, enfim. Porque ao menos em pensamento eu me sinto segura, e também posso ser contraditória o tanto que quiser... pra mim um dos melhores disfarces :D

Bjs!

DESASSOSSEGADA disse...

Ola, Estou passando para gradecer a visita e o comentário em meu blog.

Volterei mais vezes se assim me permitirem.

Bjos

Anônimo disse...

Olá!!!
O que mais a mente do homem pode inventar?! TUDO. Afinal bem sabemos que "há muito mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe .. blá..blá" É uma verdade.

Não achei interessante essa máquina de pensamentos! Eu gostaria de preservar minha intimidade! Eu tenho q me submeter a exames de ressonância 2x ao ano,e pra mim é uma tortura ficar ali parada, eu choro, desespero, é horrivel... e qd eu me controlo eu começo a xingar mentalmente o médico q está realizando o exame pela demora, o médico que me mandou realizar o exame, o enfermeiro... RS. já pensou se eles soubessem meus pensamentos?!

Bjks

Marcos disse...

Legal seu post, e a gente fica mesmo nessa nóia do que anda rolando por ai... e vc descobre como não precisa de tantas coisas na sua vida quando entra em uma loja de 1,99.

Se invetarem uma máquina de ler sonhos não vou poder mostrar os meus para ninguém KKKK!
Valeu!

feriadoantecipado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
feriadoantecipado disse...

shuashua...sim, essa paranóia eu tive qndo tive que fazer meu trabalho de conclusão do curso técnico...tudo parecia já ter sido inventado!!!...mas essas coisas de interferir no cérebro e nos sonhos é bizarro demais já, vamos manter certas coisas em seus lugares! o lugar mais privado do mundo é nossa cabeça, e que continue assim!!!

shuashua...vlw, abraços e até o find!.

Autor disse...

E o famoso 'nada se cria, tudo se copia', onde fica?
Hehehehe
Eu já quis ser inventor. Mas descobri que inventar vidas pode ser muito mais interessante. Será?
Abração

Flávia Batista disse...

Cara, eu gosto muito de vir por aqui... e olha que passei um bom tempo sem postar. è bom saber que tem bons blogs para gente visitar.
e tah aí, eu n sei se acedito em novidade no sentido de novo, de verdade. Eu acho que já foi feito tudo. AS pessoas só "evoluem" o que jpa existe...

bjs

Desarranjo Sintético

Desarranjo Sintético
"Era um grande nome — ora que dúvida! Uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou rua... E continuaram a pisar em cima dele." Mario Quintana