Quem sou eu

Minha foto
Fábio e Verônica, Verônica e Fábio. Um escritor e uma musicista, pelo menos aspirantes a isso rsrs! Amantes das letras, dos sons e de tudo que é arte! Amigos acima de tudo! Fizemos esse cantinho para dividir nossas idéias e ideais aos olhos da Net!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O DIA VERDE NOS BLOGS!!

O Jay e o Ale do blog “Ká entre Nós” propuseram que toda a blogosfera fizesse um flash mob (uma movimentação relâmpago para praticar alguma ação pré-combinada) virtual em prol do meio ambiente. Foi proposto que todos os blogs que aderissem a esse projeto postassem, no dia 30 de outubro – o dia verde da blogosfera, algo a respeito do meio ambiente, sustentabilidade ou algo em torno desses assuntos.

Bom, óbvio que é uma ótima iniciativa e eu resolvi aderir, pois uma atitude mais global, desencadeará maiores benefícios e estimulará mais pessoas a pensarem a respeito. E esse já é um grande problema. As pessoas não pensam! E quando pensam, é só em si mesmas, senso de coletividade zero, totalmente nulo. Muita gente acha que “um simples papel de bala no chão” não via causar mal nenhum. E se causar para outros que não ela, tudo bem! Não é o extremo da ignorância? Qualquer atitude, isolada ou não, que tiver um reflexo no planeta, mais cedo ou mais tarde estará envolvendo a pessoa que a fez. “Um simples papel de bala no chão” não causará nada é? Acontece que se milhares e milhares de ‘porcos’ como você pensarem assim, mais cedo ou mais tarde acontece uma enchente, os bueiros serão entupidos por “simples papéis de bala” e transbordarão alagando muitas residências e disseminando muitas doenças.
Você, sim você mesmo aí, seu porquinho, pode estar pensando que os bueiros aqui no Brasil já são mesmo meio entupidos, que o vizinho joga lixo no arroio, que fulaninho joga garrafinhas pelas janelas do transporte público, e porque você, logo você tem que andar até uma maldita lixeira para colocar fora o seu “simples, delicado e anti-problemático papel de bala”. Eu respondo por quê. Por que o seu “simples papel de bala”, mesmo que a infra-estrutura brasileira de saneamento seja péssima, apenas ‘contribuirá’ para o caos total, no caso de uma enchente. E porque seu pensamento está errado. O nosso pensamento está errado, invertido, os valores estão quase de cabeça para baixo. Devíamos jogar o “lixo no lixo” (já dizia a Sandra de Sá), e nos esforçar por isso porque os nossos concidadãos também deveriam estar se esforçando, seria uma questão de respeito, para com o outro, para consigo mesmo e para com o planeta e o meio ambiente, desse senso de coletividade que eu falo, de todos fazerem o bem e o certo para si mesmos, pensando em todos.

Alguém já parou para pensar o que está acontecendo com o mundo? Com o planeta? Com a natureza? Já parou para pensar que mesmo a sua atitude honesta feita de coração pode sim ajudar a salvar, e se cada um disseminar suas ações para pelo menos mais uma pessoa, a coisa vai longe, se torna global, porque no estado que está, precisamos de uma ação global, afinal o problema é global (como o próprio Jay cita no Ká entre Nós), mas as ações globais começam em mentes isoladas.

O que eu faço quanto a isso? Bom, lá em casa, depois de muito falar, consegui que a mãe separasse pelo menos o lixo orgânico do lixo seco, e quando possível dividir o seco em categorias como papel, vidro, plástico. Doamos o óleo de cozinha para uma parente (ela aproveita fazendo algo, me parece que é sabão, não sei ao certo, mas ao menos não despejamos ele na pia), tentamos poupar água e luz o máximo, são essas pequenas atitudes que fazem as grandes e se todos fizessem seus ‘grãos de areia’ formaríamos um ‘deserto’!


Mesmo assim ainda temos e podemos fazer muito mais. Você não sabe o que? Vou dar umas dicas:

- Tente separar o lixo, ao menos o orgânico do seco, mesmo que sua cidade não tenha coleta seletiva, e você não tenha nenhuma ONG que ajude nesse sentido, esse ato ajuda no final, afinal os catadores terão seu trabalho poupado, pois você sabe que muita gente sobrevive disso, da venda por quilo desses materiais. Um pedaço de papel que para você significa lixo, para outros significa sobreviver, comer mais um dia.
- Não desperdice água, não fique lavando com seus lava-jatos e mangueiras seus carros e calçadas, use um balde que economiza. Não lave as calçadas se acabou de chover. Se tiver tanque, aproveite a água do enxágüe para lavar as calçadas. Já aproveite para não deixar água espalhada, cuidado com a dengue!

- Poupe energia elétrica, quando sair dos cômodos, desligue a luz. Tirar da tomada e deixar o stand by (aquela luzinha vermelha da TV, do DVD, que fica permanentemente ligada, para que você possa utilizar o controle remoto) desligado poupa luz, façam o teste e percebam como a conta baixa.

- Não desperdicem papéis à toa, reutilizem o verso, não imprimam sem necessidade! As árvores agradecem.

- Tentem não despejar o óleo de cozinha na pia, doem para alguém que recolha, o mesmo vale para as pilhas e baterias em geral, sempre tem lugares ou instituições que recolhem (tinha no banco real e às vezes têm em instituições públicas como universidades e também em supermercados), onde colocam aqueles ‘papa pilhas’ onde podemos depositar tantas pilhas usadas quantas quisermos.

- Entrem na onda da ‘sacola retornável e ecológica’, uma vez com a quantidade de sacolas suficientes para seu rancho, não precisará comprar mais (apesar de eu achar que os supermercados que deveriam dar sacolas ou caixas para seus clientes, afinal responsabilidade social é fundamental, ainda mais para empresas de grande porte que podem ajudar em grande escala). Já viram aquela propaganda em que o protagonista fala sobre não utilizar as sacolas plásticas, ele fala o seguinte: - Usar o saco (sacola de pano ou ecológica) é um saco (enfadonho), mas pelo menos não é um saco (sacola/saco de plástico). Adoro essa propaganda!

- Joguem o “simples papel de bala” ou qualquer outro ‘lixo’, na lixeira, ou guarde na bolsa, bolso, mochila, para quando chegar em casa jogar na lixeira.

Isso não é tudo, existem milhares de medidas que podemos tomar e aperfeiçoar as simples, o importante é começar hoje, de preferência para ontem até, pois já estamos mais do que atrasados. Eu não cheguei a falar, mas talvez o mais importante seja a educação, o que começa bem de baixo, vai crescendo bem. Eduquem seus filhos para serem ecologicamente corretos, se reeduquem vocês mesmos, fiquem alerta, ensinem o que sabem e passem adiante, sejam multiplicadores dessas pequenas coisas. Educando desde cedo, mais tarde não precisaremos nos esforçar tanto para solucionar um problema tão grave quanto este.

Você leu até aqui? Só tenho a agradecer! E espero que alguma sementinha esteja implantada em sua mente nesse sentido! Você é blogueiro ou blogueira? Quer ajudar a divulgar? O dia 30 vai até a meia noite! Pegue o selo, cole no seu blog e escreva ainda hoje sobre o Dia Verde! Participe!

S.O.S Verde e um abraço a todos!
Agradecimento a Fábio Nunes de Moura pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião. (Escrito em 30/10/2009).

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

STRATOVARIUS - PORTO ALEGRE

Stratovarius é uma banda originada da capital Finlandesa Helsinque do genêro Power Metal. Formada em 1984 e encerrada em 2008, retornando em 2009 e que retorno em.
Bom, em 2005 eu perdi a oportunidade de ir ao show devido ao trabalho, mas desta vez não, um show para não esquecer com facilidade. Excelente sonorização, muito bem equalizado.
O show foi realizando no Opinião em Porto Alegre a capital gaúcha:
Dia: 19/10/2009

O vocal do Timo Kotipelto impecável, Jörg Michael muito simpático e uma pegada forte ditou ritmo do show, não vi o Timo Tolkki tocando, mas o Matias Kupiainen achei excelente, uma ótima presença de palco, as 26 anos com uma responsabilidade de substituir o Tolkki, fez muito bem seu serviço não deixou nada a desejar.
Jens Johansson é uma pessoa muito estranha, mais sabe muito bem com usar o seu teclado Yamaha.
Mas a noite foi do “Que Poorrraaa!!!” , Lauri Porra o cara toca de mais, o solo dele foi espetacular, nunca tinha visto nada parecido.
Apesar de ter dado problemas nas caixas de guitarra e do baixo em Eagleheart, a galera não parou nem a banda.

Confira:



Set list

Destiny

Hunting High and Low

Speed of Light

The Kiss of Judas

Deep Unknown

A Million Light Years Away

Johansson and Porra Solo

Winter Skies

Phoenix

Guitar/Bass solos

Forever is Today

Twilight Symphony

Eagleheart

-

Forever

Father Time

Black Diamond



















Agradecimento a Alexandre G. Cauduro pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião. (Escrito em 22/10/2009).

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O VMB 2009 foi repleto de categorias, mais de 20, com muitas estréias. A banda dos sonhos finalmente mudou, um pouco vai, mas mudou. O vocalista ficou com o carinha do Fresno, até acho ele talentoso, mas não curto o tipo de som que ele faz. Não senti a falta da Pitty, acho que ela já foi mais feliz nos anos anteriores, pode ser algo precipitado mas estando em outubro, acho que 2009 pra Pitty já acabou mesmo.

A banda dos sonhos tocou umas duas músicas e quase, quase ficou bom, tendo como guitarrista e baterista da banda da Pitty e o vocalista e o baixista do Fresno. Alguém viu o NXZERO? Sim eles ganharam como o Hit do ano, a cara deles vai. O Hit é aquela música que “gruda” nos ouvidos, eles mereceram. A música premiada foi Cartas para você.

Mais o Sul domina!

Banda Reggae ganhou Chimarruts, entregue o cachorro pelos VJs Cazé e Luiza no antes VMB. Vivendo do Ócio levou o aposta MTV e o Rock Alternativo foi de Pública, uma banda gaúcha muito boa estreando uma das novas categorias. A banda tem oito anos e lançou seu disco este ano. Vencedor Rap é claro que totalmente previsível vai para MVBill. Ele tocou umas três músicas, e tem umas letras que até uma delas eu chamo a atenção “Só Deus pode me julgar” dá muito pano para manga e tem até violino.

Vanessa ex-Camargo, com seu parceiro e música ... sei lá tudo sempre é muito ruim vindo dela. Concorreu para alguma categoria que esquece, nem vale a pena lembrar, não ganhou mesmo. O show foi, esquece.

Uma nova categoria foi a de música eletrônica e o vencedor foi à dupla N.A.S.A. A categoria Pop foi do Fresno, VMB 2009 foi DO Fresno, é mais ou menos. MPB foi bem representado por Fernanda Takai, o Samba pelo Zeca Pagodinho e Banda Alternativa foi pela Pata de Elefante, outra banda gaúcha e muito, muito boa é pouco para ela.

Marcelo Adnet foi perfeito, maravilhoso e claro, super engraçado, coisa que o Marcos Mion não sabe faz tempo. Mion que vai trocar novamente a MTV (se eu fosse ela nunca mais aceitava ele de volta) pela Record, chorou?!?!?! Quando este mesmo ganhou o melhor Twiter 2009 (ficou se achando o bom, bom ele até foi e muito, mas perdeu a espontaneidade que Adnet não deixou escapar e folgou no companheiro).

Paralamas ganhou como melhor show, artista revelação foi do Cine, blog do ano levou o Blog dos Nerds, banda rock foi o Forfun?!?!?!, na categoria harcore quem leva para casa o cachorro é a Dead Fish, filme e ou documentário é dos Titãs, melhor jogo foi o The Sins3 ...

Bom, o artista do ano foi o Fresno e fiquei pensando que nenhuma banda mereceu muitos prêmios este ano, mesmo o Fresno ter ganho mais de dois. Mas cheguei a conclusão que a variedade de categorias pairou sobre o VMB. Então viva as novas categorias, viva a democracia.

Nem vou comentar a banda que curto que finalizou o VMB pois além de banda gringa, o que deveria finalizar é uma banda brasileira e não valorizar num evento deste o que é de fora, não foi nada motivador, foi fraco o show.

Agradecimento a Verônica Elias pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião. (Escrito em 01/10/2009).

Desarranjo Sintético

Desarranjo Sintético
"Era um grande nome — ora que dúvida! Uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou rua... E continuaram a pisar em cima dele." Mario Quintana