Quem sou eu

Minha foto
Fábio e Verônica, Verônica e Fábio. Um escritor e uma musicista, pelo menos aspirantes a isso rsrs! Amantes das letras, dos sons e de tudo que é arte! Amigos acima de tudo! Fizemos esse cantinho para dividir nossas idéias e ideais aos olhos da Net!

sábado, 20 de junho de 2009

Desenhos animados e gibis

Sempre gostei de ler. Em minha infância toda li os gibis do Maurício de Souza, ou seja, Turma da Mônica. Eu adorava, desde de quando eu comecei a ler, lembro que ia com alguns coleguinhas pegar os gibis na caixa de brinquedos da escola e me sentava na porta para ler na hora do recreio. Lembro que eu gostava de quase todos os gibis da turma da Mônica, os da Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e mais tarde Parque da Mônica. Mas não gostava do Chico Bento. Não sei o porquê disso! Não sei se a linguagem da roça que contrariava o português me irritava porque sempre gostei de escrever (eu tento!) corretamente (acho que não, porque os do Cebolinha não me “ilitavam”) ou se era porque eu achava as histórias chatas, ou pura implicância, não sei mesmo, mas quando eu não tinha mais nenhum gibi para ler, e meu vizinho só tinha os do Chico Bento que eu tinha rejeitado, me obriguei a pegar esses mesmo e ler tudo de vez, ahhahahha. Sei que quando mais velho, trocava os que eu tinha por outros de outros colegas. Lembro de uma vez que uma colega emprestou uma mochila cheia de gibis, imaginem só a minha felicidade! Li gibis até ganhar de aniversário meu primeiro livro: “Morte no cinco estrelas” de Marcos Rey, da série vaga-lume. Claro que não desgostei dos gibis, inclusive meu pai tinha vários do Tio Patinhas, Mickey e cia e tinha também aquelas séries especiais do tipo “As feiticeiras” com todas as histórias de bruxas (Maga Patalógica, Madame Min, etc.), que eu adorava.


E quanto a desenhos animados, sempre fui “desenheiro” e até hoje não dispenso olhar um bom desenho. Mas que os desenhos mudaram de antigamente, ah mudaram! Parece que hoje só tem desenho de luta...e sem graça. São as espiãs demais, Pokemon, Digimon, Padrinhos mágicos. Eu costumo dizer que não assisto/assisti nada que acabe com “ON”. Sei lá, nunca vi esses pokemons da vida, e nunca me atraiu. Mas vocês têm que concordarem que tinha charme os desenhos de antes estilo Pica-pau (quem não lembra do episódio que ele ia “descer as cataratas em um barril”, ou o da vassoura da bruxa que para ela voar tinha que dizer “E lá vamos nós”, ou aquele do “Espalha lixo”, ou ainda o do barbeiro em que o Pica-pau canta “fígaro”), afinal não é à toa que criaram um novo Pica-pau (prefiro o original) e estão reprisando direto. Tem também o Tom e Jerry e a Pantera Cor de Rosa (da Pantera e do Pica-pau até gibis eu tinha!). Quem não lembra dos Ursinhos Carinhosos?? Coração Gelado, Malvado e Laurinha?? Tinha também o Nossa Turma (com aquela musiquinha de abertura: “Get along gang, get along gang”. Também gostava de olhar os alternativos do canal 4 como Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon e Shurato (todos animes de luta, mas eram muito legais e Sailor Moon em especial até engraçado era). Tinha também o Space Ghost e os Herculóides (ok, ok, eu sei que estou me puxando!). Ah e Thunder Cats?? E He-Man?? E também tinha o Desenho do Tio Patinhas: Duck Tales: Os caçadores de aventuras e falando em caçadores, quem não lembra dos Caça Fantasmas?? Ah e claro: Os Muppet Babies!! Mas enfim, eram diferentes e divertidos e eu não me importaria se começassem a reprisar como vêm fazendo com muitos outros. Se lembrarem de mais algum legal, podem citar nos comentários!

Agradecimento a Fábio Nunes de Moura pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião. (Escrito em 20/06/2009).

35 comentários:

Caleidoscópio disse...

Ok, o melhor de todos: Caverna do dragão!
Dos mais "recentes" (termo relativo), gosto mesmo é do Fantástico Mundo de Bob, Doug, Hey, Arnold! E Bob Esponja=)
Ah! Turma da Mônica é clássico mesmo. Bom até hoje!
=)

Nina 512 disse...

eu leio ate hoje ! *---*

recentemente
ganhei um almanaque em frances
do pato donald

nossa, fiquei tao feliz !

*----------*

Cris Medeiros disse...

Na minha infância eu li muuuuuuito gibi! Eu era viciada nesses que vc disse e em outros!

Desenhos animado eu vejo até hoje... eheh... principalmente do Pica-pau, ele é muito cínico e eu adoro isso nele... ahaha

Beijocas

A Língua Nervosa disse...

adoro desenhos!!!
nunca fui de ler muitos gibis, mas adorava assistir na tv...
smurfs, caverna do dragão, fantástico mundo de bob, thunder cats....ah são tantos né?
os de hoje nem pensar!
hoje gosto dos filmes...procurando nemo,madagascar..me divirto muito!
beijos

Anônimo disse...

Ah...

tempinho bão demais...

A boa leitura nos leva a caminhos construtivos e idealizadores!


Bom domingo!

Da Silva disse...

Só mudei o tipo de desenho. Hoje eu vejo os Simpsons e uma Família da Pesada, mas esses definitivamente não são para crianças.

Thiago Laurentino disse...

Falou tudo! Esses desenhos eram demais! Adorava todos eles... inclusive Caverna do Dragão e todos aqueles que passavam no sbt... bons tempos :/

@kobinha disse...

Eu gostava de Doug, Animaniacs, Frekazoid, Tartarugas Ninjas, não era desenho, mas gostava tbm de Castelo Ra tim bum, Ra tim bum, No mundo da lua... o tempo bom que não volta mais...

passe no Palavras Cruzadas quando puder
abraço
boa semana

Ana disse...

Oi Fábio,
eu também sempre fui viciada em ler. Quando você citou Marcos Rey, quase chorei, rsrs Essa semana mesmo doei meus livros da série vaga-lume para crianças carentes. Eu li quase todos dessa série.
Bem, acho que o nome do livro era "O Mistério dos Cinco Estrelas", não?
Beijos,

Flávia Batista disse...

Acho que nós, da década de 80, fomos crianças muito felizes. O conteúdo para criança naquela época era bem melhor que os de hoje. A gente lia, assistia desenhos que falavam de coisas para criança, tinha inocência e só diversão. Nada tinha uam segunda conotação...
era muito legal!!!
belo post! ótimo blog!

abraços!

Haline disse...

Nossa, eu tinha coleção de gibi. Adorava. Os primeiros livros foram do Monteiro Lobato, minha vó incentivou, dai nao parei mais de ler a coleção toda. Sabia os diálogos todos. *rs*

Pedro Favaro disse...

Quadrinhos e desenho animado são excelente! E muitas pessoas esquecem que, apesar de muitas vezes serem ligados a propostas "infantis" e "divertidas" tanto o quadrinho como o desenho animado são ferramentas para trabalhos "sérios" fora de 'serie.

P.s: inclusive, meu post de hoje no meu blog fala sobre o personagem de Quadrinhos Calvin. Conhece?
Gostei muito do seu blog, parabéns.

A Madrasta Má disse...

Tbém odeio os ons da vida... meu predileto é bob esponja como o amoooooooooooooooo! Bjinhos da Madrasta!

Alysson disse...

Eita, gosto muito de quase todos esses que foram citados (outros eu não conheci). Pica-pau e Bob Esponja é perfeito pela falta de noção total! Morro de rir...

Turma da mônica tb marcou muito, porque foram os gibis do Maurício de Souza que me fizeram saber ler antes de entrar na escola, morro de orgulho!

Mas ultimamente eu ando me dedicando a outros desenhos, os chamados animes (animações japonesas). Uns bem adultos, como Death Note (crônica gótica-policial) e outros extremamente divertidos como Naruto (que pode até ter lutas, mas ora é cômico e ora desenvolve o lado emocional de cada personagem como eu nunca vi antes!).

Abração!

PS: (pro Fábio): MUITO OBRIGADO MESMO pelo coment no post do meu aniversário! Só li hoje e agradeço mesmo as belas palavras. Que a gente não pare de aprender, isso é o importante!

Glazi Caettano disse...

Mas que bah!! rsrsrs ate hj amo Gibis e me lembro mto bem da série Vagalume, rs! Bons tempos... Pow já o cara lá, que agora sim é meu namorado... acha depois de 6 meses... hahaha Doido mesmo o bagual!

Vivian disse...

...pra mim não existe
desenho melhor que
Tom e Jerry...rsss

estes dois um dia ainda se
matam...rsssss
ou não?

bom dia, queridos!

bjbj

Blog Dri Viaro disse...

eu tb adorava ler gibis, principalmente os do Chico Bento, dva muita risada

bjs

Dilberto L. Rosa disse...

Salve, meu caro: delícia de post nostálgico... Identifiquei-me muito com suas notas de desenho e de primeiros quadrinhos: as animações de hoje são patéticas e as minhas primeiras leituras foram Maurício de Souza e Disney (aprendi a ler com Zé Carioca!)! E Marcos Rey era mesmo o cara... Abração!

Anônimo disse...

Palmas Fábio, muito bom mesmo.
Eu também creci com essas coisas, fenomenal o post meu caro.

Sorte, e luz, sempre.

Maris Morgenstern disse...

eu A - DO - RA - VA o cavalo de fogo.

mas confesso que tbém assito clube das winx e 3 espias demais.
rsrsr

Unknown disse...

Eu adoro muito ler...a leitura distrai e ao mesmo tempo vc voa...

eu tenhu gibis ainda...da turma da monica...e cia...ate homem aranha e cia...

gosto de livros de aventura....ficçao tmb.....

ate os de estudo..pq sou obrigado..hehehe

qm na lembra ne..desses classicos...

abraçao

Tata disse...

Oie,

Poxa sempre fui e continuo sendo fã de desenho animado, assisto até hj confesso!!! padrinhos mágicos é o melhor!

bjinhos

DIVÃ DA MULHER disse...

Realmente concordo que os desenhos da nossa época eram mais encantadores,esses agora pokemon e afins nunca vi e não me atraem...

Quanto aos gibis,eu lia muito tb,meu pai só sabia me dar gibis,o que hj agradeço muito!E eu adorava Chico Bento.

E depois empolguei tb com os livros da série vaga-lume!

CARLA ROCHA disse...

Todos os melhores você citou! Tenho gibis de quando era criança até hoje, guardados em algum lugar do passado. Belo post, recordar é viver! Abraço, semana de luz!

D.J. Dicks disse...

A morte do 5 estrelas, fazia tempo que nao ouvia esse titulo

Nathália E. disse...

Pááááááááára com essa nostalgia.
Gibis... Desenhos antigos... Chega deu uma dorzinha no coração. *-*

Beijo!

Anônimo disse...

hummm...

ainda lendo gibis??
A seleção então é das melhores!

Abçs!!

Robson Schneider disse...

Fábio vc ja leu a turma da monica jovem em estilo mangá? minha filha tem a coleção... muiiito legal viu.Agora por outro lado estava folheando dia desses o antigo turma da mônica, não gostei.Achei que além de não parecer legal(obviamente) do que quando era pequeno, não curti alguns conceitos que são transmitidos ali pra gurizada. Acho que deveriam avaliar melhor a postura de alguns personagens.
No mais, sou um tiete de cartoons sempre!o ultimo que vi foi Monstros versus alienigenas... Adorei e recomendo hahahahaah
Abração

Marco Antônio disse...

Meus filhos adoravam os ursinhos gammy (nem sei se é assim que escreve). Mas era muito legais e eu assistia com eles. Outro desenho que eu lembro de ter visto com eles é a Caverna do Dragão. Mas hoje os desejos são um misto de coisas que não dizem nada. Será que o mundo perdeu tanto o sentido assim? Grande abraço e parabéns pelo post, muito bom...

Anônimo disse...

Heiii!!

vcs ainda estão lendo gibi??


Bjusss!

Alessandra Castro disse...

Gostava apenas do almanaque da Mônica. E das historias do penadinho. :D

@qFernando disse...

Vc não sabe quantas vezes meu coração bateu mais forte lendo esse post, principalmente na hora dos desenhos animados, apesar de eu ter 8 anos no primeiro estouro de pokemon no fim da dec de 90 e eu ser bem viciado no desenho, eu fikei aki lembrando dos desenhos q vc falou q eu assistia, "nossa Turma" meu deus nem lembrava...gostava demais...

parabens d+ por esse post "tocou meu coração"....essa expressão me lembra a abertura de cavalo de fogo.

@qFernando disse...

Ps.: "quem nao se lembra do episódio do pica-pau das cataratas?"

Resposta: meus amigos...

Esses dias estavamos vendo um filme que o cara pulava numa cachoeira... eu levantei meus braços e gritei : êêêêe!...
- ng entendeu a piada ¬¬

me Gusta. disse...

Saillor Moon e Cavaleiros do Zodiaco!!! UAuuuuuuu

Eu Amava aqueles desenhos!!!

Shurato era demais!!!

Meu Deus Saudadesss!!!
Eu não perdia um espisódio, a saga dos cavaleiros pelo templo dos zodiacos foi perfeito!!!
Saudades!!!!!!!!!!

Abraço!

D.J. Dicks disse...

A melhor coisa que ja li de H.Q foi Dylan Dog, HellBlazer, o moNtro do Pantrano, até sonhei que era o monstro do pantano, ma tem uns mangás bons também como Vagabond...

Desarranjo Sintético

Desarranjo Sintético
"Era um grande nome — ora que dúvida! Uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou rua... E continuaram a pisar em cima dele." Mario Quintana