Quem sou eu

Minha foto
Fábio e Verônica, Verônica e Fábio. Um escritor e uma musicista, pelo menos aspirantes a isso rsrs! Amantes das letras, dos sons e de tudo que é arte! Amigos acima de tudo! Fizemos esse cantinho para dividir nossas idéias e ideais aos olhos da Net!

sábado, 21 de julho de 2007

Colunista - Alexandre Cauduro / Por que existem 7 maravilhas no mundo?

Não existe uma explicação satisfatória para isso. Há mais de 2000 anos, alguns monumentos da Antiguidade eram tão grandes e suntuosos que foram considerados os mais extraordinários e admiráveis feitos da inteligência humana.
Foram os gregos os primeiros a listarem essas construções grandiosas. Não eram tão pretensiosos a ponto de chamá-las de maravilhas. Consideravam-nas ta hepta themata, isto é, as sete coisas dignas de serem vistas.
Foi na Idade Média que os jardins suspensos da Babilônia, o templo de Artemis em Éfeso, o mausoléu de Helicarnasso, O Colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus em Olímpia e as pirâmides de Gisé começaram a ser chamados de maravilhas do mundo.


1. A Grande Pirâmide de Gizé – o poder do faraó

A grande pirâmide de Gizé, um local à margem esquerda do rio Nilo, no Egito, foi construída pelo Faraó Quéops, há 4.560 anos, para servir como sua sepultura. Duas outras pirâmide menores, foram depois construídas ao lado: as dos faraós Quefrén e Miquerinos. Das 7 maravilhas, a pirâmide de Gize é foi a única que restou. Pela sua grandiosidade – 230 metros de cada lado na base e 147 metros de altura (o equivalente a um prédio de 49 andares)-, podemos ter idéia de quantos homens trabalharam e se sacrificaram para erguer um monumento que simbolizasse o poder do faraó sobre o seu povo e que ficasse na memória das pessoas enquanto durassem aquelas pedras.

2. Mausoléu de Helicarnasso – a lembrança de um tirano

Há 2.350 anos, Artemisia, viúva e irmã de Mausolo, um tirano da Cária, país localizado onde hoje é a Turquia, construiu uma tumba belíssima para seu irmão e marido. A tumba era um grande monumento, adornado por uma estátua de Mausolo e por esculturas de mármore, com cenas da mitologia. A tumba ficou conhecida como Mausoléu de Helicarnasso – a capital da Cária. Esta “maravilha” provavelmente foi destruída por um terremoto entre os séculos XI e XV. Suas pedras foram reutilizadas em construções locais.

3. Jardins Suspensos da Babilônia – saudades da terra natal.

Nabucodonosor, rei da Babilônia – atual Iraque – era casado com Amitis, nascida na Média, um reino vizinho. A rainha sonhava com os campos e as montanha verdes de sua terra natal, muito diferentes do deserto onde fora morar quando se casou. Para consolar a esposa, Nabucodonosor quis trazer para junto dela sua paisagem. E, em seu palácio real, sobre balcões de pedras e terraços, construiu magníficos jardins que pareciam suspensos no ar, com fontes e cascatas. A água vinha do Rio Eufrates, um dos mais importantes rios da Mesopotâmia, por meio de bombas. Dos jardins Suspensos da Babilônia, construídos no ano 600 a.C, não restaram traços seguros, a não ser um poço diferente dos normais, que parece ter sido usado associado a uma bomba de água.
4. Colosso de Rodes – a retirada do inimigo

Por um ano, Rodes – ilha grega no Mar Mediterrâneo – foi ocupada pelos exércitos de Demetrio Poliorcetes, general que mais tarde tornou-se rei da Macedônia. Mas, com muita dificuldade os ródios, habitantes da ilha, expulsaram o inimigo. O feito merecia uma grande comemoração, e dedicada a um deus especial: Hélio, o deus Sol. Era tão grande a estátua construída em sua honra, que demorou doze anos para ser terminada! O Colosso de Rodes, como foi chamado o monumento, era uma das Sete Maravilhas, colocada no porto da cidade, há 2.280 anos. Um terremoto a derrubou 55 anos depois, tendo permanecida caída no local mais 933 anos, quando foi destruída e transformada em sucata pelos árabes, que invadiram Rodes. Há registros de que foram necessários 900 carretos de camelo para transportar todo o bronze dessa estátua, que tinha trinta metros de altura

5. Farol de Alexandria – um sinal para os navegantes

Sabia que a palavra “farol” vem de Faros, uma ilha próxima de Alexandria, cidade portuária do Egito? Nesta ilha, há 2.280 anos, foi erguido o Farol de Alexandria, o mais famoso da Antiguidade. Sua construção foi um grande sucesso da tecnologia e um modelo para todos os faróis desde então. Há noticia de que tinha 135 metros de altura, o que hoje corresponderia a um prédio de 45 andares. O Farol de Alexandria dividia-se em três parte: a inferior, quadrada; a do meio, com oito faces; e a superior, cilíndrica. Uma rampa em caracol levava até o topo, onde, à noite, brilhava o fogo, refletido em um potente espelho, formando um clarão que poderia ser visto a mais de 50 quilômetros de distância. Bem no alto, havia uma estátua de Hélio, o deus Sol, muito apropriada para uma invenção tão brilhante. Na Idade Média, os árabes substituíram o farol por uma pequena mesquita. Até o século XVII, ele ainda estava de pé. Em 1477, o sultão Qait Bay construiu um forte a partir das ruínas.
6. A Estátua de Zeus – o poderoso deus do Olimpo

Fídias foi o mais famoso escultor da Grécia Antiga. Viveu no século V a.C, há aproximadamente 2.450 anos. De sua oficina saiu uma da Sete Maravilhas do Mundo: a estátua de Zeus, colocada num enorme templo dedicado a este deus grego, na cidade de Olímpia.
A estátua levou quase oito anos para ser construída – tinha 12 metros de altura e era folheada a ouro e marfim. Zeus, majestoso, estava sentado num trono de cedro, adornado por ébano, marfim, ouro e pedras de preciosas. Na sua mão direita, havia
uma estátua da Vitória, e, na esquerda, um cetro com uma águia pousada. A ave simbolizava esta divindade. No ano 426, o templo foi destruído. A estátua não se sabe ao certo, pode ter sido destruída na mesma época ou 50 anos depois, num incêndio em Constantinopla – hoje Istambul, na Turquia.
7. O Templo de Ártemis – maravilha divina

Cem anos antes da estátua de Zeus foi construído um grande templo de mármore, dedicado à Ártemis, a deusa da caça. O arquiteto grego Quersifron, fez o projeto financiado por Creso, rei da Lídia, cidade que se localizava na Turquia atual. O Templo de Ártemis, situado em Éfeso – cidade fundada colo colônia grega no século VII a.C -, deve sua fama não só ao seu tamanho, mas às magníficas obras de arte que o adornavam, produzidas pelos maiores artistas da época.
Um louco, chamado Herostratus incendiou o templo, mas ele foi reconstruído no ano de 356 a. C. No ano 262 da nossa era, o templo foi destruído para sempre, durante a invasão dos godos, um povo antigo da Germânia. Restaram cópias da famosa estatua de Ártemis que nos dão uma idéia de sua beleza. A original foi feita em ouro, prata e pedra negra. A parte superior do corpo estava nua e as vestes que cobriam as pernas e os quadris eram ornamentadas com relevos de abelhas e outros animais. A cabeça, com um alto penteado, irradiava majestade.
Agradecimentos a Alexandre pela sau contribuição. Nota expressa sua opinião. (escrito em 16.07.2007)

Colunista - Amanda Elias / Ritchie Valens

Richard Steven Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens foi um músico estadunidense de descendencia mexicana. Ele nasceu em Pacoima, Los Angeles no dia 13 de Maio de 1941.
Aos 15 anos comprou sua primeira
guitarra e já com 16 anos, formou uma banda chamada Satelltes, formada por dois negros, um americano de descendência mexicana e um de origem japonesa. Após Ritchie ser descoberto e depois de várias tentativas, ele teve seu primeiro compacto nas lojas com seu nome artístico.
Sua carreira tomou um grande impulso quando participou do filme "Go Johny Go". Depois produziu dois grandes hits: “Donna” (uma balada romântica que ficou em segundo lugar nas paradas norte-americanas) e “La Bamba” (uma releitura de uma canção folclórica mexicana homônimo).
“La Bamba” tornou-se a música mais conhecida de Ritchie Valens. Virando mais tarde o titulo de sua cinebiografia. Essa música foi regravada por diversas bandas.
Outros hits que tornaram Valens conhecido foram: "Ooh! My Head" e o cover de "We Belong Together" que alcançaram as mais altas paradas de sucesso dos Estados Unidos.
Em sua breve carreira foram produzidos dois álbuns.Valens já tinha uma base sedimentada no pop, no jazz e na música folclórica mexicana, quando se interessou pelo rock.
Ritchie Valens morreu em 03 de Fevereiro de 1959, aos 18 anos, num acidente de avião. Nesse mesmo avião estavam também Buddy Holly e Big Bopper. Esse dia ficou conhecido como “o dia em que a música morreu”.

escrito por Amanda Elias.


Nota: Ritchie Valens tinha talento, era jovem, estava com sua carreira em ascenção. Enfim...tinha tudo ao seu favor. Mas uma fatalidade interrompeu sua vida. Se ele tivesse vivido mais com certeza teria feito mais sucesso. Mas, no pouco tempo em que ele viveu mostrou que tinha um grande potencial. Pois há pessoas que vivem o dobro e não tem talento. Ritchie morreu, mas deixou sua marca.

Agradecimentos a Amanda pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião. (escrito em 18.07.2007).

domingo, 8 de julho de 2007

Dica de Filme do mês: The Prestige (O grande truque)

Excelente filme que te prende, pois tem muitas idas e voltas no tempo para garantir o suspense e a atenção do espectador.
Sinopse: Século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

por Fábio Nunes de Moura

Dica de Livro do mês: Cego / Robin Cook

Mais uma vez Robin Cook escreve um maravilhoso suspense médico que te prende da primeira à última página. Em “CEGO” a médica legista Dra. Laurie Montgoumery descobre uma possível série de overdoses “incomuns” de cocaína que a leva a suspeitar de contaminação na fonte da droga e como seu irmão também morreu de overdose isso faz com que ela se detemine a investigar os casos a fundo e se envolver com a polícia (presente na pele do detetive Lou Soldano). Chamo a atençaõ para o maravilhoso prefácio deste livro que descreve as reações clínicas, físicas e psicológicas de uma aplicação intravenosa de cocaína! É de fazer alguém passar mal!






por Fábio Nunes de Moura

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Dicas de CD para Julho/2007

ARCTIC MONKEYS


Ou Macacos Árticos. A banda acaba de lançar seu segundo cd apenas, porém com um enorme desafio de ser tão bom quanto o cd "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not" de 2006. Parece ser dificíl né? Mas pelo jeito, para eles não. O cd "Favorite Worst Nightmare" está recebendo muitos elogios. Então fica aí a dica para quem curte a banda, vale a pena escutar em alto e bom som este cd.
por Verônica Elias

Desarranjo Sintético

Desarranjo Sintético
"Era um grande nome — ora que dúvida! Uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou rua... E continuaram a pisar em cima dele." Mario Quintana