Quem sou eu

Minha foto
Fábio e Verônica, Verônica e Fábio. Um escritor e uma musicista, pelo menos aspirantes a isso rsrs! Amantes das letras, dos sons e de tudo que é arte! Amigos acima de tudo! Fizemos esse cantinho para dividir nossas idéias e ideais aos olhos da Net!

sábado, 21 de julho de 2007

Colunista - Alexandre Cauduro / Por que existem 7 maravilhas no mundo?

Não existe uma explicação satisfatória para isso. Há mais de 2000 anos, alguns monumentos da Antiguidade eram tão grandes e suntuosos que foram considerados os mais extraordinários e admiráveis feitos da inteligência humana.
Foram os gregos os primeiros a listarem essas construções grandiosas. Não eram tão pretensiosos a ponto de chamá-las de maravilhas. Consideravam-nas ta hepta themata, isto é, as sete coisas dignas de serem vistas.
Foi na Idade Média que os jardins suspensos da Babilônia, o templo de Artemis em Éfeso, o mausoléu de Helicarnasso, O Colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus em Olímpia e as pirâmides de Gisé começaram a ser chamados de maravilhas do mundo.


1. A Grande Pirâmide de Gizé – o poder do faraó

A grande pirâmide de Gizé, um local à margem esquerda do rio Nilo, no Egito, foi construída pelo Faraó Quéops, há 4.560 anos, para servir como sua sepultura. Duas outras pirâmide menores, foram depois construídas ao lado: as dos faraós Quefrén e Miquerinos. Das 7 maravilhas, a pirâmide de Gize é foi a única que restou. Pela sua grandiosidade – 230 metros de cada lado na base e 147 metros de altura (o equivalente a um prédio de 49 andares)-, podemos ter idéia de quantos homens trabalharam e se sacrificaram para erguer um monumento que simbolizasse o poder do faraó sobre o seu povo e que ficasse na memória das pessoas enquanto durassem aquelas pedras.

2. Mausoléu de Helicarnasso – a lembrança de um tirano

Há 2.350 anos, Artemisia, viúva e irmã de Mausolo, um tirano da Cária, país localizado onde hoje é a Turquia, construiu uma tumba belíssima para seu irmão e marido. A tumba era um grande monumento, adornado por uma estátua de Mausolo e por esculturas de mármore, com cenas da mitologia. A tumba ficou conhecida como Mausoléu de Helicarnasso – a capital da Cária. Esta “maravilha” provavelmente foi destruída por um terremoto entre os séculos XI e XV. Suas pedras foram reutilizadas em construções locais.

3. Jardins Suspensos da Babilônia – saudades da terra natal.

Nabucodonosor, rei da Babilônia – atual Iraque – era casado com Amitis, nascida na Média, um reino vizinho. A rainha sonhava com os campos e as montanha verdes de sua terra natal, muito diferentes do deserto onde fora morar quando se casou. Para consolar a esposa, Nabucodonosor quis trazer para junto dela sua paisagem. E, em seu palácio real, sobre balcões de pedras e terraços, construiu magníficos jardins que pareciam suspensos no ar, com fontes e cascatas. A água vinha do Rio Eufrates, um dos mais importantes rios da Mesopotâmia, por meio de bombas. Dos jardins Suspensos da Babilônia, construídos no ano 600 a.C, não restaram traços seguros, a não ser um poço diferente dos normais, que parece ter sido usado associado a uma bomba de água.
4. Colosso de Rodes – a retirada do inimigo

Por um ano, Rodes – ilha grega no Mar Mediterrâneo – foi ocupada pelos exércitos de Demetrio Poliorcetes, general que mais tarde tornou-se rei da Macedônia. Mas, com muita dificuldade os ródios, habitantes da ilha, expulsaram o inimigo. O feito merecia uma grande comemoração, e dedicada a um deus especial: Hélio, o deus Sol. Era tão grande a estátua construída em sua honra, que demorou doze anos para ser terminada! O Colosso de Rodes, como foi chamado o monumento, era uma das Sete Maravilhas, colocada no porto da cidade, há 2.280 anos. Um terremoto a derrubou 55 anos depois, tendo permanecida caída no local mais 933 anos, quando foi destruída e transformada em sucata pelos árabes, que invadiram Rodes. Há registros de que foram necessários 900 carretos de camelo para transportar todo o bronze dessa estátua, que tinha trinta metros de altura

5. Farol de Alexandria – um sinal para os navegantes

Sabia que a palavra “farol” vem de Faros, uma ilha próxima de Alexandria, cidade portuária do Egito? Nesta ilha, há 2.280 anos, foi erguido o Farol de Alexandria, o mais famoso da Antiguidade. Sua construção foi um grande sucesso da tecnologia e um modelo para todos os faróis desde então. Há noticia de que tinha 135 metros de altura, o que hoje corresponderia a um prédio de 45 andares. O Farol de Alexandria dividia-se em três parte: a inferior, quadrada; a do meio, com oito faces; e a superior, cilíndrica. Uma rampa em caracol levava até o topo, onde, à noite, brilhava o fogo, refletido em um potente espelho, formando um clarão que poderia ser visto a mais de 50 quilômetros de distância. Bem no alto, havia uma estátua de Hélio, o deus Sol, muito apropriada para uma invenção tão brilhante. Na Idade Média, os árabes substituíram o farol por uma pequena mesquita. Até o século XVII, ele ainda estava de pé. Em 1477, o sultão Qait Bay construiu um forte a partir das ruínas.
6. A Estátua de Zeus – o poderoso deus do Olimpo

Fídias foi o mais famoso escultor da Grécia Antiga. Viveu no século V a.C, há aproximadamente 2.450 anos. De sua oficina saiu uma da Sete Maravilhas do Mundo: a estátua de Zeus, colocada num enorme templo dedicado a este deus grego, na cidade de Olímpia.
A estátua levou quase oito anos para ser construída – tinha 12 metros de altura e era folheada a ouro e marfim. Zeus, majestoso, estava sentado num trono de cedro, adornado por ébano, marfim, ouro e pedras de preciosas. Na sua mão direita, havia
uma estátua da Vitória, e, na esquerda, um cetro com uma águia pousada. A ave simbolizava esta divindade. No ano 426, o templo foi destruído. A estátua não se sabe ao certo, pode ter sido destruída na mesma época ou 50 anos depois, num incêndio em Constantinopla – hoje Istambul, na Turquia.
7. O Templo de Ártemis – maravilha divina

Cem anos antes da estátua de Zeus foi construído um grande templo de mármore, dedicado à Ártemis, a deusa da caça. O arquiteto grego Quersifron, fez o projeto financiado por Creso, rei da Lídia, cidade que se localizava na Turquia atual. O Templo de Ártemis, situado em Éfeso – cidade fundada colo colônia grega no século VII a.C -, deve sua fama não só ao seu tamanho, mas às magníficas obras de arte que o adornavam, produzidas pelos maiores artistas da época.
Um louco, chamado Herostratus incendiou o templo, mas ele foi reconstruído no ano de 356 a. C. No ano 262 da nossa era, o templo foi destruído para sempre, durante a invasão dos godos, um povo antigo da Germânia. Restaram cópias da famosa estatua de Ártemis que nos dão uma idéia de sua beleza. A original foi feita em ouro, prata e pedra negra. A parte superior do corpo estava nua e as vestes que cobriam as pernas e os quadris eram ornamentadas com relevos de abelhas e outros animais. A cabeça, com um alto penteado, irradiava majestade.
Agradecimentos a Alexandre pela sau contribuição. Nota expressa sua opinião. (escrito em 16.07.2007)

Nenhum comentário:

Desarranjo Sintético

Desarranjo Sintético
"Era um grande nome — ora que dúvida! Uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou rua... E continuaram a pisar em cima dele." Mario Quintana