Quem sou eu

Minha foto
Fábio e Verônica, Verônica e Fábio. Um escritor e uma musicista, pelo menos aspirantes a isso rsrs! Amantes das letras, dos sons e de tudo que é arte! Amigos acima de tudo! Fizemos esse cantinho para dividir nossas idéias e ideais aos olhos da Net!

domingo, 30 de março de 2008

Colunista - Fábio Nunes de Moura

Sete Pecados...ou Treze?

Bom, venho hoje refletir um pouco sobre os antigos pecados capitais e me revoltar um pouco quanto aos novos. É, NOVOS sim! Novinhos em folha. O Papa acaba de declarar mais SEIS novos pecados capitais.
Bom, os antigos eram: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça. Quanto a esses eu sempre soube que eram pecados, mas nunca parei para pensar que faziam parte dos dogmas da igreja, nem que a igreja que os tinha instituído, embora pudesse imaginar. Mas o caso é que nunca fui a uma missa que pregasse contra qualquer um desses pecados, não lembro de nunca ter ouvido qualquer padre em parte alguma proibir qualquer desses pecados e sequer a Bíblia os cita. Sendo que eu pensava assim: os sete pecados capitais, se parar para pensar, são praticamente impossíveis de se escapar e alguns deles como a gula e a preguiça nada mais são do que referências a excessos relacionados com coisas que gostamos de fazer, no caso a gula seria o querer comer demais e a preguiça o “descansar demais” e esses excessos acarretariam pequenos danos apenas para quem abusasse, no caso da gula uma dor de estômago e no da preguiça seria “o deixar de fazer algo importante”. Até aí tudo bem, afinal todo mundo é humano e acaba se “irando” as vezes.
O problema é que agora o papa Bento XVI instituiu nada mais do que seis pecados capitais, além dos sete antigos que continuam vigentes. São eles: Fazer modificação genética, poluir o meio ambiente, causar injustiça social, causar pobreza, tornar-se extremamente rico, usar drogas. Vamos a alguns comentários: Quanto a fazer modificação genética (que tipo de modificações está inclusas?), isso tudo parece apenas para deixar ainda mais claro que a igreja é contra as pesquisas com embriões e células-tronco e pronto. Talvez porque o pontífice tenha cansado de falar sobre isso, assim fica falado de uma vez por todas. Certo, OK que ecologia é uma medida a ser tomada nesses “novos tempos”, mas de que adianta a igreja declarar que é contra isso? O Vaticano vai fazer uma outra inquisição e queimar os poluidores? Pobre EUA... O papa que me desculpe, mas eu pretendo ficar rico, mas, com aquelas igrejas todas douradas lá no Vaticano mesmo, e, considerando que o Papa deve ser “razoavelmente” bem de vida, acho que podemos citá-lo como pecador e quanto a gerar pobreza, será que a tão rica igreja católica não gera pobreza? Vendo pelo ponto de vista de que se ela tem muito é porque outros têm pouco? Isso também pode ser considerado injustiça social, sem citar a inquisição que se enquadraria em no mínimo três desses pecados. Garanto que umas belas doações do Papa diminuiriam uma boa parcela de pobreza... Hellooo, só agora o Vaticano percebeu que drogas fazem mal? Agora isso de por elas como pecado é pior que uma campanha anti-drogas mal feita. É capaz de fazer o efeito contrário.
Não adianta, esse Papa foi, é e acho que será sempre mais impopular que o anterior, acho que não é assim que ele vai conseguir o retorno dos fiéis que cada vez mais migram para a igreja evangélica. Em suma, agora que está gritado aos quatro ventos e declarado irrevogavelmente o que podemos ou não fazer, resta-nos chorar... Se não for pecado...


Agradecimento a Fábio Nunes de Moura pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião. (escrito em 12/03/2008).

terça-feira, 25 de março de 2008

Colunista - Fábio Nunes de Moura

Depois dos POEMAS NO ÔNIBUS E POEMAS NO TREM, inauguro (ou pelo menos com esse nome) uma nova modalidade, os POEMAS NO BLOG:
E como dizia a grande Cecília Meireles: “Não sou alegre nem sou triste: sou poeta”.

Toque sua lira

Toque sua lira para mim
Desconsertando-me
Com seu concerto
Denegrindo-me com suas doces palavras
Escondendo atrás de sua canção minha agonia

Não deixe de tocar
Só ela consegue mascarar meus atos
Só sua música tem o poder de me fazer esquecer
Zanzar com meus pensamentos

Só sua cifra pode esconder minhas contradições
Só seu dedilhado suave pode me aquecer
E me acalentar
Seu ritmo me deixa confortado

Conformado eu sigo no desencadear de suas notas
Me sinto suave
Mas por favor,
Toque sua lira para mim


Agradecimento a Fábio Nunes de Moura pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião.(escrito em 12/03/2008).

domingo, 23 de março de 2008

Show de Dado Villa-Lobos em Porto Alegre...






... no Santander Cultural, ás 18 horas, dia 22.01.2008.

Show de Dado Villa-Lobos em Porto Alegre

O ex-integrante da Legião Urbana Dado Villa-Lobos esteve em Porto Alegre no dia 22 de janeiro de 2008, no Santander Cultural, centro de Porto Alegre/RS, às 18 horas por apenas R$ 5, isto mesmo, quem viu, viu.
E lógico que estava lá. Não me considero alguém sempre muito bem informada, já que a cada momento surgem novas informações que não temos tempo para absorver e separa o que terá uma utilidade real em nossas vidas. Porém, sob meu ponto de vista, houve pouca divulgação do evento.
Lógico que muitas pessoas gostariam que Dado tocasse Legião Urbana e de repente por isto estariam lá, ou sentindo e relacionando a falta do Renato Russo (ex-vocalista da banda que morreu em outubro de 1996 por ter seu sistema imunológico bastante debilitado pela AIDS, faleceu de uma infecção pulmonar) não iriam ir vê-lo, mas não foi o que aconteceu.
O Santander Cultural estava lotado, as pessoas queriam ouvir suas novas canções de seu disco MTV Apresenta – Dado Villa-Lobos, para maiores informações acesse
http://www.dadovilla-lobos.com.br/ , fora seu trabalho interligado com cinema, uma de suas paixões. O show teve duração de 40 minutos, com mais um convidado que tiveram por base apenas voz e violão. Dado ainda deu uma entrevista e atendeu a todos os seus fãs.
Na visão de fã:
Foi maravilhoso, para mim que não o conhecia pessoalmente, foi inacreditável sua simpatia, qualidade musical, carisma, postura de palco, técnica vocal, escolha de repertório, atenção.... Enfim, um cavalheiro, um príncipe, um ótimo músico.
Quando cheguei em casa corri para pegar um pedaço de papel e escrevi:
“Não sei explicar, a conta de telefone está atrasada, contas para pagar e daí? Eu vi Dado Villa-Lobos. Isto mesmo e nem menos só mais. Sabe o que é esperar por anos este momento e não saber descrever como foi?
Acho que você não sabe e tudo bem, nem tenho palavras. Minha nossa! Lágrimas rolaram de meu rosto em forma de alegria plena. Alegria de ter sido a pessoa mais feliz do mundo hoje, empatando apenas com a minha amiga Cíntia, que estava lá.
Nada foi como eu não esperava, foi até melhor. O meu amor pela Legião Urbana nunca acabará. Desde meus 13 anos de idade eu aprendi a amar esta banda e todos os minutos de minha vida pra cá, foram felizes.
Felizes por esperar por algo assim mais de oito anos que valeu a pena, valeu a pena esperar. Foi tudo perfeito. Não era apenas Dado Villa-Lobos que estava na minha frente e sim um sonho se realizando.
Hoje descobri que posso tudo, tudo que realmente amar e quiser, eu posso.
Obrigada a Deus, a minha irmã que comprou o meu ingresso, a Cíntia e o Xand por terem ido comigo, ao Dado por ser tão gentil e amoroso, ao Santander por me proporcionar este espetáculo, a todos que sempre acharam que o meu amor pela Legião, que se estende para cada um de seus ex-integrantes, era uma loucura insana, forte, intensa, descontrolada, eufórica...
Quem me conhece, sabe como sou. Na frente de Dado o que fiz demais louco foi chorar. As músicas sumiam de meus lábios e os soluços me invadiam numa onda de emoção e de um momento de total entrega, me entreguei ao poeta que certamente estava lá.”

(Verônica Elias – 22.01.2008)

Agradecimento a Verônica Elias pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião.(escrito em 23/03/2008).

FELIZ PÁSCOA 2008

É O QUE DESEJA TODOS DA FAMÍLIA DESARRANJO SINTÉTICO

sábado, 15 de março de 2008

A Luka é que está no HIT PARADE da polícia!

Pois é, em vez da música “Tropa de Elite”, que pelo menos fala em incentivo para os policiais pegarem os bandidos, os policiais devem estar escutando demais e seguindo fielmente a música “Tô nem aí” da cantora Luka!
Estava assistindo ao noticiário e vi que aquele “playboyziho” que atropelou um frentista falar que foi “obrigado” a beber em demasia no trote universitário e que quando atropelou o frentista estava “inconsciente”.
Vamos ser factuais. Primeiro que ninguém é obrigado a fazer coisa nenhuma por outrem. OK, eu sei que quem não adere ao trote pode ser zuado o resto do ano, MAS e se ao invés de mandarem ele embora fizessem ele nadar? Ele ia ter o mesmo destino que aquele universitário que morreu afogado? Certo, vamos analisar o seguinte: Ele até pode ter deixado que “obrigassem” ele a beber um bocado, mas garanto que ninguém o obrigou a dirigir depois de beber tanto! XEQUE no playboy! E além disso as faculdades não permitem trotes violentos, o melhor mesmo é que nem a UNISINOS faz, um trote solidário em que os calouros assistem a shows e levam quilos de alimentos para a caridade. E os calouros participam se quiser!
E em segundo lugar é muito engraçado que quando ele atropelou a vítima ele estava inconsciente, mas quando percebeu que havia atropelado alguém, tentou imediatamente fugir, não é que nesse momento ele ficou completamente LÚCIDO! Não é incrível!? MATE no playboy. E, além disso, ele era estudante de direito, e eu pergunto: essa á noção de justiça do infeliz?
E em terceiro e último lugar como que não pode ser dado flagrante se na cena do crime estavam o carro, a vítima, e o motorista – bêbado. Se não dessem flagrante ao menos prendessem por estar bêbado e deixasse preso. E além do mais, ele estava com mais ou menos meia dúzia de lanças-perfume, o que hoje em dia e há muito tempo é considerada droga ilegal, então se não o prendessem em flagrante, nem por tentativa de homicídio culposo ou doloso (isso que falaram em dolo eventual, eu digo que eventual é o @#$%¨*&#@$@#, porque quem bebe e sai dirigindo está é com intenção de prejudicar alguém, nem que seja a ele próprio), nem por dirigir embriagado, que o prendessem por porte de drogas. Aí temos um XEQUE – MATE na polícia.
Pois é e o povo é que fica “de mãos atadas, de pés descalços...”

Agradecimento a Fábio Nunes de Moura pela sua contribuição. Nota expressa sua opinião.(escrito em 03/03/2008).

Desarranjo Sintético

Desarranjo Sintético
"Era um grande nome — ora que dúvida! Uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou rua... E continuaram a pisar em cima dele." Mario Quintana